Print Friendly, PDF & Email

Muito pouco se sabe sobre esse teatro, que estava em uso numa ocasião por volta de 1580. Era, infelizmente, situado a mais de um quilômetro do Tâmisa, em Surrey, perto de um campo de treinamento de tiro com arco, e o Conselho Privado queixou-se do “tédio do caminho”. Parece ser o primeiro teatro onde viria a se tornar a mais importante área de teatros de Londres. Quando um motim em Southwark eclodiu em 23 de junho de 1592, o Conselho Privado fechou o Newington Butts e todos os outros teatros ao redor de Londres. Logo após esta decisão, os foram concedidos aos Lord Strange´s Men a permissão para retomar a atuação, não em sua antiga morada, o Rose, mas no mais impopular Newington Butts. Indignado, o grupo se recusou e decidiu que preferia atuar no campo . Mas eles não podiam ganhar a vida fora da área de Londres e assim, mais uma vez, pediram ao Conselho conceder-lhes permissão para retornar ao Rose. Esta é a resposta do Conselho Privado para os Lord Strange´s Men , e um dos poucos documentos da época que mencionam o Newington Butts:

Para os juízes, oficiais de justiça, políciais e outros a quem possa interessar:

Não há muito tempo, após algumas considerações, impedimos o Lord Strange e seus servos de atuar no Rose em Bankside, e permitimo-os a atuar três dias por semana no Newington Butts; agora porquanto estamos convencidos de que, em virtude do tédio do caminho [ em referência ao Newington Butts], e que peças longas não têm sido apresentadas em dias úteis, e por isso um número de barqueiros pobres são assim aliviados, você deve permitir e sofrer, ou qualquer outro , de lá [ no Rose ] ensaiar de tal forma , como têm feito até agora , e que o Rose pode estar em liberdade sem qualquer restrição, desde que fique livre de infecção, qualquer mandamento de nós até então em contrário , não obstante.

Em junho de 1594, o Chamberlain Men´s encenou suas primeiras performances registradas de Titus Andronicus, A Megera Domada e Hamlet (provavelmente a versão escrita por Kyd) em Newington Butts, mas poucos detalhes do teatro ou das trupes que costumavam usá-lo são conhecidos.

Referências adicionais:

Bentley, Gerald Eades. Shakespeare: A Biographical Handbook. Yale University Press: New Haven, 1968.

Berry, Herbert, ed. The First Public Playhouse. Queen’s University Press: Montreal, 1979.

Boyce, Charles. Shakespeare A to Z. Facts on File: New York, 1990.

Lee, Sir Sidney. A Life of William Shakespeare. New York: Dover Publications, 1968.

Rutter, Carol Chillington. Documents of the Rose Playhouse. Manchester University Press: Manchester, 1984.