Print Friendly, PDF & Email

O Teatro Swan foi construído por Francis Langley por volta de 1594, ao sul do Tâmisa, perto do Rose, em Surrey. Os estudiosos discordam sobre se Shakespeare e sua companhia, os Chamberlain´s Men , atuaram lá – alguns argumentam que a companhia definitivamente atuou no Swan ao longo do tempo, enquanto eles estavam à procura de um teatro permanente. O Swan foi um dos maiores e mais distintos teatros de Londres, mas o seu lugar na história deve-se principalmente aos dois fatos seguintes:

Foi no Swan que a companhia Pembroke´s Men encenou pela primeira vez a peça infame The Isle of Dogs, que foi responsável pelo fechamento, por parte do governo, de todos os teatros de Londres no verão de 1597.

Em segundo lugar, o Swan está representado no único desenho do interior de um teatro elisabetano.insideswan

O desenho foi criado em 1596 por Johannes de Witt, um viajante holandês, que fez o desenho durante uma viagem a Londres, logo após o teatro Swan ser construído. A cópia mostrada aqui foi descoberta em Amsterdã em 1880. Tudo o que podemos deduzir a partir deste desenho do Swan  pode ser também aplicada ao Globe de Shakespeare. O Swan tem uma história bastante desoladora após 1597, quando a encenação de peças de teatro deu lugar a uma série de outras atividades, como leituras de poesia amadoras, e competições de swashbuckling . Em 1632, foi declarado que o Swan estava “condenado à decadência.”

Referências adicionais:

Bentley, Gerald Eades. Shakespeare: A Biographical Handbook. Yale University Press: New Haven, 1968.

Berry, Herbert, ed. The First Public Playhouse. Queen’s University Press: Montreal, 1979.

Boyce, Charles. Shakespeare A to Z. Facts on File: New York, 1990.

Lee, Sir Sidney. A Life of William Shakespeare. New York: Dover Publications, 1968.

Rutter, Carol Chillington. Documents of the Rose Playhouse. Manchester University Press: Manchester, 1984.