Stratford-upon-Avon: a cidade de Shakespeare

Stratford-upon-Avon: a cidade de Shakespeare2018-11-13T13:10:16+00:00

Inicial Fórum William Shakespeare Quem foi William Shakespeare? Stratford-upon-Avon: a cidade de Shakespeare

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • ShakespeareBr
    Mestre
    Número de postagens: 245

    Stratford-upon-Avon preserva boa parte da vida do escritor

    Rafael Maranhão | 01/06/2007 00h00

    Cidades intituladas “museus a céu aberto” não faltam mundo afora. No caso de Stratford, esse título se deve a seu morador mais ilustre: William Shakespeare. O maior escritor da língua inglesa nasceu nessa pequena localidade às margens do rio Avon, em 1564, e ali morou até ter pouco mais de 20 anos, voltando somente em 1613, três anos antes de sua morte. O tempo vivido em Stratford foi suficiente para marcar profundamente o lugar, que atrai, hoje, 1 milhão de turistas por ano.

    Apesar de a cidade respirar Shakespeare, ainda existem muitas dúvidas a respeito da aparência do dramaturgo. A imagem do escritor na igreja da Divina Trindade, onde ele foi enterrado, é talvez a que mais se aproxime da sua fisionomia verdadeira, já que não há certeza de que alguém que o conhecera pessoalmente tenha pintado seu rosto.Aliás, o filho mais famoso de Stratford não teve a honra de ser sepultado na igreja da cidade por ser um gênio da literatura. Ele só está ali porque contribuiu com a fortuna de 440 libras (para se ter uma idéia, o escritor comprou sua primeira casa na cidade por 60 libras) para contratar um padre e ajudar a manter a paróquia. Outro detalhe que ainda ninguém comprovou é que Shakespeare teria nascido e morrido na mesma data, 23 de abril, dia de São Jorge, padroeiro da Inglaterra.

    1. Shakespeare apaixonado

    A casa da família de Anne Hathaway fica a menos de 2 quilômetros do centro de Stratford. Foi lá que a mulher do escritor cresceu e onde ela teria sido cortejada pelo jovem William. A cama de carvalho é original da época e os jardins da casa abrigam esculturas de artistas baseadas em peças de Shakespeare.

    2. Sítio de mamãe

    A mãe de Shakespeare, Mary Arden, era a mais nova das oito filhas de um fazendeiro local e cresceu neste sítio afastado do centro. A Casa de Mary Arden tem algumas atrações para crianças, como uma minifazendae exibições sobre a vida no campona época em que ela vivia lá.

    3. Casa de papai

    A casa onde Shakespeare nasceu, bem no centro da cidade, foi comprada por seu pai, o fabricante de luvas John Shakespeare, em 1556. Há indícios de que o escritor também tenha morado ali logo após se casar com Anne Hathaway, em 1582. A casa pertenceu à sua família até 1806.

    4. Realeza dramática

    O teatro Royal Shakespeare é um dosmais importantes palcos do Reino Unido.O espaço foi aberto em 1932 e fechouas portas no fim de abril desteano para dar início a uma reformaque pretende restaurar os elementosart déco da época da fundação. Eledeve ser reinaugurado em 2010.

    5. Cisne no rio

    O Teatro Swan, às margens do Avon, abriu as portas em 1986, no mesmo prédio neogótico do antigo teatro Shakespeare Memorial, destruído em um incêndio em 1926. O Swan (“cisne”, em inglês) foi criado para ser uma versão coberta de um típico palco do teatro elizabetano (que era a céu aberto), como os da época em que Shakespeare chegou a Londres, no século 16.

    6. Teatro do pátio

    Construído em apenas 11 mesese inaugurado no ano passado, o teatro Courtyard comporta 1000 espectadores. Ele fica próximo ao Other Place,o menor dos palcos da Royal Shakespeare Company na cidade, e estreou coma montagem de Henrique VI, como parte do festival que contou com apresentações de toda a obra do dramaturgo.

    7. Seguro na lápide

    A igreja da Divina Trindade,onde Shakespeare foi batizadoe enterrado, começou a ser construída em 1210. Diz a lenda que ele temia que seus restos tivessem queser removidos para vagar a tumba.Por isso, mandou escrever um epitáfio em que pedia bênção aos protetores de sua tumba e amaldiçoava os que movessem seus ossos.

    8. Doutor Hall

    Hall’s Croft era a casa da filha mais velha de Shakespeare, Susanna, e de seu marido, o médico John Hall. Construída em 1613, ela guarda instrumentos usados por médicos na época. Nos jardins, várias espécies de ervas medicinais mencionadas por Hall em suas anotações.

    9. Decoração de neta

    Adquirida por sir Thomas Nash – rico proprietário de imóveis da cidade e casado com a neta de Shakespeare, Elisabeth –,a Casa de Nash preserva, no jardim,as ruínas da New Place, onde o dramaturgo viveu até o dia de sua morte. A mobíliade Nash é considerada um bom indicativo de como era a decoração da New Place.

    10. Arruinada

    Ainda em Londres, Shakespeare comprou a New Place, casa que seria destruída por um futuro dono. Em 1759, enfurecido com os impostos, o novo proprietário, Francis Gastrell, deixou New Place em ruínas. Ele foi enxotado da cidade, assim como todos aqueles que tinham seu sobrenome.

     

Visualizando 1 post (de 1 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.