Please consider donate. | Por favor, considere doar qualquer quantia para mantermos o site.

Inicial Fórum Peças Rei Lear Sinopse

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #10746

    Rei Lear
    Período que foi escrita: 1605
    Representada pela primeira vez: 26 de Dezembro de 1606

    Lear, rei da Grã-Bretanha, em uma tentativa de evitar conflitos futuros, divide seu reino entre suas três filhas. Suas duas filhas mais velhas, Regan (esposa de Cornwall) e Gonerill (esposa de Albany), respondem ao seu pedido para uma demonstração de amor, mas Cordélia é incapaz , não querendo ser hipócrita. Em um acesso de raiva, Lear bane-a e ela sai para se casar com o rei da França. Quando seu assessor Kent tenta dizer a Lear que o que ele está fazendo é errado, Kent também é banido.

    O filho bastardo do Conde de Gloucester, Edmundo, está planejando ganhar as terras de seu irmão Edgar ao deserdá-lo. Edmundo convence Gloucester que Edgar está tramando contra ele, e então convence seu irmão a fugir da ira de seu pai. Para evitar a prisão, Edgar se disfarça de mendigo louco, Pobre Tom. Edmundo é levado em serviço à Cornualha.

    Lear começa uma série de visitas a Gonerill e Regan, seguido por Kent disfarçado e leal. Kent insulta o serviçal de Gonerill, Oswald, e Lear o toma para seu serviço. Gonerill então briga com Lear, que deixa seu castelo para ir para Regan. Kent é enviado à frente, mas ele briga novamente com Oswald, e é posto no tronco por Regan, que apóia a atitude de sua irmã. As irmãs se reúnem com Lear, e dizem-lhe para dispensar alguns e, em seguida, todos os seus seguidores. Ele deixa o castelo com raiva, saindo para uma violenta tempestade acompanhado apenas por seu bobo e Kent. Lear “conversa” com a tempestade, então encontra Pobre Tom, a quem ele trata como um conselheiro.

    Gloucester diz a Edmundo da sua intenção de ajudar a Lear, e aconselha Kent a levar Lear para Dover, onde Cordélia e um exército francês serão encontrados. Mas Edmundo foi informado sobre Gloucester por Cornwall, e quando este retorna ao castelo, é acusado de traição e seus olhos são arrancados, sendo expulso para o deserto. Na confusão, Cornwall é morto por um servo. Edgar encontra seu pai cego, e, como Pobre Tom, viaja com ele para Dover, onde Gloucester encontra Lear.

    Há uma animosidade crescente entre Albany e Gonerill, que está mostrando afeição crescente para com Edmundo, que também tem uma ligação com Regan. Oswaldo, levando uma carta de Gonerill a Edmund, encontra Gloucester, mas antes que possa prejudicá-lo, é morto por Edgar. Lear é encontrado pelo exército de Cordélia, e eles se reconciliam, mas eles são, então, feitso prisioneiros pelos militares de Edmundo, e este ordena que ambos sejam mortos.

    Após a batalha, Gonerill e Regan encontram Edmundo e exibem seus sentimentos por ele.

    Albany desafia Edmundo, e Edgar aparece disfarçado para lutar com ele. Regan morre, envenenada por Gonerill e esta suicida-se quando seu marido ouve sobre sua traição. Edmundo é fatalmente ferido e Edgar se revela. Uma ordem é enviada para cancelar a execução de Lear e Cordélia, mas chega tarde demais para salvar Cordélia. Lear carrega-a, e logo depois morre por ter o coração partido. Albany abdica, deixando Kent e Edgar para governar o reino, mas Kent anuncia que ele tem uma jornada para continuar como seu mestre. Edgar reflete sobre o futuro.

Visualizando 1 post (de 1 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.

Fechar Menu