Please consider donate. | Por favor, considere doar qualquer quantia para mantermos o site.

Inicial Fórum William Shakespeare Quem foi William Shakespeare? A Vida de William Shakespeare

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #10748

    William Shakespeare nasceu provavelmente em 23 de abril de 1564 na cidadezinha de Stratford-upon-Avon (Inglaterra), localizada a 160 km de Londres. A data de seu batismo na igreja local é de três dias depois. Seu pai era um artesão que teve altos e baixos nos vários negócios em que se envolveu, mas que chegou a ser prefeito em Stratford. Já sua mãe descendia de uma tradicional família que tinha lhe deixado como herança algumas propriedades. Na infância, Shakespeare foi educado na boa escola local, que era sustentada pela comunidade. Sua primeira formação se deu basicamente a partir da leitura dos clássicos, como Sêneca, Plauto e Cícero, e do estudo do latim.

    Shakespeare não foi para a universidade e casou-se aos 18 anos com Anne Hathaway, uma mulher oito anos mais velha. Seis meses após o casamento, nasceu o primeiro dos três rebentos do casal: Susanna. Esse fato leva alguns biógrafos do bardo a pensarem que seu casamento com Anne se deu em função de uma gravidez não planejada por eles. Cerca de dois anos depois, em 1585, nasceram os gêmeos Hamnet e Judith. Como muito do que se conhece sobre Shakespeare é baseado na documentação da época, como os registros na igreja, nos órgãos públicos e nos teatros, e nos escritos de seus contemporâneos, pouco se sabe sobre os oito anos seguintes ao nascimento dos gêmeos. Apesar de especulações de que ele tenha sido um professor em escolas do interior da Inglaterra, desconhece-se com certeza o que ele fez para sustentar a sua família nesse período.

    Em algum momento entre 1585 e 1594, Shakespeare mudou-se sozinho para Londres para trabalhar como ator teatral e dramaturgo.Não se sabe a razão de Shakespeare não ter levado sua família junto. Há dúvidas inclusive se ele esteve presente ou não quando Hannet, seu único filho homem, morreu aos 11 anos de idade em Stratford-upon-Avon.

    Nos tempos de Shakespeare

    William Shakespeare viveu no chamado período Elizabetano, uma época que começa com a coroação da rainha Elizabeth 1.ª na segunda metade do século 16. A Inglaterra vivia uma onda de otimismo, afinal suas tropas haviam derrotado a Invencível Armada, frota naval espanhola que tentara conquistar o país. Essa era dourada, que marcou a fundação do que seria o Império Britânico, foi um período de transição entre os antigos valores da Idade Média que ainda assombravam os ingleses e o emergir de novas ideias na política, na educação e também nas artes. O teatro elizabetano não tinha troca de cenários e seu palco não era separado da platéia por cortinas. Os teatros públicos acomodavam no mínimo 2.500 pessoas, sendo bem maiores do que os particulares. O diálogo poético era uma das marcas do teatro nesse período, assim como a interpretação dos papéis femininos por rapazes.

    Em relação a sua carreira o que se tem certeza é que em 1594 Shakespeare associou-se a uma das mais famosas companhias teatrais de Londres, a Lord’s Chamberlain Men. Mas pode ser que sua atividade teatral tenha começado antes disso. Há inclusive menção sarcástica a ele em um livreto publicado dois anos antes e escrito por Robert Greene, um dos mais populares escritores ingleses da época.

    Shakespeare passaria as duas próximas décadas vivendo em Londres longe de sua família, que ele visitava em ocasionais viagens a Stratford. Nesse período, com o dinheiro que ganhou no teatro, ele conseguiu adquirir algumas propriedades na capital britânica e em sua cidade natal. Apesar da ficção romântica que se vê no filme “Shakespeare Apaixonado”, há poucas evidências fidedignas da vida íntima do dramaturgo em Londres. Os casos e aventuras boêmias de Shakespeare na cidade podem ter inspirados trechos autobiográficos de seus poemas e até de suas peças, mas isso não passa de especulação.

    A Lord’s Chamberlain Man transformou-se em 1603 na King’s Men, por ocasião da ascensão de Jaime 1.º ao trono da Inglaterra. A companhia teatral contava com o melhor ator dos palcos ingleses, Richard Burbage, e desde 1599 tinha também o melhor teatro, o Globe. Com a associação de Shakespeare, eles passaram a ter também o melhor dramaturgo. Com tudo isso, era natural que a King’s Men prosperasse e trouxesse prosperidade aos seus integrantes. Shakespeare escrevia em média duas peças por ano.

    Infelizmente nenhuma carta escrita por Shakespeare sobreviveu aos tempos e apenas uma inoportuna carta lhe pedindo dinheiro, enviada a ele pelo futuro sogro de sua filha Judith, encontra-se preservada nos arquivos de sua cidade natal. O testamento de Shakespeare é outro importante documento que sobreviveu. Pela aparência da assinatura presente nele, Shakespeare provavelmente já estava doente. Ele deve ter deixado Londres e voltado a sua cidade natal por insistência da família em abril de 1614. Com 50 anos de idade, sua saúde já estava um tanto combalida. O dramaturgo morreu em 23 de abril de 1616, exatamente 52 anos após seu nascimento.

Visualizando 1 post (de 1 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.

Fechar Menu