Print Friendly, PDF & Email

O Rose foi construído pelo tintureiro e empresário Philip Henslowe em 1587. Henslowe, um importante homem da época, tinha muitos títulos impressionantes, incluindo Noivo da Câmara da Rainha Elizabeth anterior à 1590, Gentleman Sewer para James I à partir de 1603, e sacristão e vestryman eleito pela Freguesia de São Salvador à partir de 1608. Henslowe construiu o Rose sobre um antigo jardim de rosas no Bankside, perto da costa sul do Tâmisa, em Surrey. A propriedade do Rose consistia de um terreno na esquina da Maiden Lane e Rose Alley – um beco com cerca de 400 metros de comprimento, “ao sul do Rio Tâmisa na parcela “saide” do chão”, de acordo com os próprios papéis de Henslowe. No momento em que Henslowe adquiriu o arrendamento de terras e começou a elaborar planos para o Rose, os teatros profissionais, como o Theatre, e o Curtain estavam abertos há mais de uma década. Percebendo a facilidade com que o público poderia atravessar de balsa o rio Tâmisa para South Bank, em Londres, Henslowe desejou estabelecer um teatro naquele determinado local, já familiar para os contemporâneos de Henslowe como uma área saturada com entretenimentos diversos e às vezes infames como o ataque de cães a ursos e touros e bordéis.

O Rose era redondo e elegante, solidamente composto por tijolo e madeira, e de fácil acesso, tornando-o mais sofisticado do que o Theatre. Depois de 1592, o Rose parece ter se tornado muito popular, e várias companhias se apresentaram no teatro,  incluindo o Lord Strange’s Men (provavelmente incluindo Shakespeare como ator) de 1592 até 1593, os Homens de Sussex de 1593 até 1594, os Homens da Rainha, em 1594, os Admiral’s Men (principais rivais de Shakespeare, que se apresentaram no Rose por sete anos a partir da primavera de 1594) , e os homens de Worcester no mais tardar em 1603. Durante a peste de 1593, o Rose fechou por um tempo, e cerca de 11.000 londrinos sucumbiram. Parece que os atores do Lord Strange’s estavam entre aqueles que pereceram, porque, quando o Rose reabriu, os Homens de Sussex abriram em seu lugar. O que aconteceu com Shakespeare neste momento é um enigma; no entanto, ele poderia ter feito planos para se mudar do outro lado do rio e se juntar a Heminges no Theatre. O Rose teve muitos anos de sucesso, mantendo-se solitário, o teatro majestoso de Bankside. Porém outros quiseram compartilhar o sucesso de Henslowe, e novas salas foram construídas ao lado do Rose, contribuindo para a sua fracasso final.

O arrendamento de terras que Henslowe tinha assegurado 31 anos atrás expirou em 1605. Os registros mostram que Henslowe, embora sofrendo financeiramente devido aos teatros concorrentes (principalmente o Globo), estava pronto para renovar o seu contrato de arrendamento, nos termos originais, mas a paróquia da qual ele estava alugando insistiu em renegociar o contrato, triplicando sua renda, e exigindo 100 marcos para a manutenção da paróquia. Henslowe furioso respondeu à paróquia, exclamando que “poderia antes derrubar o teatro então…faça-o”. Henslowe desistiu do Rose, em 1605, e supõe-se que foi demolido no ano seguinte. Henslowe passou a construir o Hope Theatre, em 1613, e morreu em 1616.

 

Referências adicionais:

Bentley, Gerald Eades. Shakespeare: A Biographical Handbook. Yale University Press: New Haven, 1968.

Berry, Herbert, ed. The First Public Playhouse. Queen’s University Press: Montreal, 1979.

Boyce, Charles. Shakespeare A to Z. Facts on File: New York, 1990.

Lee, Sir Sidney. A Life of William Shakespeare. New York: Dover Publications, 1968.

Rutter, Carol Chillington. Documents of the Rose Playhouse. Manchester University Press: Manchester, 1984.[:en]